Seguro de Vida Resgatável

Seguro de Vida Resgatável

Esse é um dos seguros que a nossa empresa mais acredita e aposta. Trata-se de um seguro realmente de VIDA, para usufruir enquanto está vivo! Vamos te explicar tudo sobre o seguro que mistura proteção financeira à família e poupança para usufruto ainda em vida, não é à toa que é o seguro que mais cresce no país.

O que é o seguro de vida resgatável?

Esse tipo de produto, além de possuir as coberturas tradicionais de um seguro de vida comum, oferece também a chance do segurado recuperar o valor investido (ou parte dele) devidamente corrigido, caso haja necessidade.

E como funciona isso?

O caráter híbrido do seguro de vida resgatável faz desse produto uma mescla entre poupança e proteção financeira aos familiares. Dessa forma, o seguro prevê normalmente a indenização ao segurado (em caso de invalidez ou até doença grave) ou aos beneficiários (em caso de morte do segurado).
Em paralelo, a apólice prevê também o acionamento à seguradora, após um período de carência (costumar ser de dois anos), para resgatar parte da reserva. Muitas famílias não se agradavam do mecanismo de funcionamento do seguro de vida, uma vez que se tratava de um bem intangível, que só seria usufruído em caso de tragédia familiar. Contudo, a possibilidade de ter um ativo ambivalente (seguro de vida + investimento), explica a alta procura desse produto, que ainda é recente no país.

Como funciona um seguro vida resgatável?

Existem dois tipos de seguro vida nesses moldes. No primeiro, o prazo para o recebimento do capital segurado é bastante claro: há um prazo de validade, ao final do qual o cliente recebe os recursos; perde, no entanto, a proteção. Seria o caso do Prazo Certo Resgatável. No segundo, a proteção é vitalícia e é o cliente que diz quando quer resgatar os recursos. Quando isso ocorrer, ele cancela a apólice e solicita o capital. Se não o fizer, o seguro continuará valendo, como um seguro de vida tradicional. Vale a pena destacar que cada seguradora possui suas especificidades com relação às condições do seguro. Há algumas que, inclusive, preveem o resgate de parte do capital segurado em caso de acometimento de doenças graves, como câncer. Neste caso, o percentual de resgate em vida e o de manutenção para uso dos beneficiários variam de empresa para empresa. De todo modo, um dos elementos em comum no segmento é a carência para resgate: 24 meses.

Outra questão uniforme é que, ao longo dos anos, o capital segurado vai sendo corrigido com juros, observado também a inflação do período. As alíquotas devem ser conferidas nas condições gerais do
seguro.

Por fim, outra virtude interessante do seguro vida resgatável é que ele permite que o segurado faça a divisão exata da proporção do capital que será destinado a cada beneficiário. Além disso, esse tipo de plano pode ser contratado por quem já tem um seguro de vida tradicional ou um plano de previdência privada. A propósito, vamos dar uma olhada nas diferenças entre esse seguro e os outros dois produtos citados acima? Diferenças entre seguro de vida resgatável e seguro de vida tradicional. Além da possibilidade do resgate em vida, uma das principais particularidades do seguro de vida resgatável é a manutenção do prêmio (prestação mensal), mesmo com o aumento da idade. Por esse motivo, é natural que essa mensalidade comece em patamares mais altos do que os seguros de vida tradicionais. A diferença entre os valores, entretanto, vai sendo reduzida, gradativamente, ao longo do tempo de contribuição.

O capital segurado é corrigido monetariamente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços Amplos ao Consumidor, referencial que mede a inflação no país) e pode ter demais taxas de rentabilidade a cargo da
administração da instituição financeira responsável.

Um seguro de vida tradicional é mais indicado a famílias que possuem pouco patrimônio formado e em que, caso houvesse uma fatalidade com o provedor, a família seria desestruturada financeiramente.
Por outro lado, um seguro de vida resgatável é recomendado a famílias que já possuem um patrimônio (ou a perspectiva de construção dele), características que, em tese, diminuiriam a dependência de um seguro de vida tradicional. Isso abriria margem para ter uma apólice híbrida, que permitisse o resgate em algum momento de necessidade. 

SOLICITE SEU SEGURO IDEAL

Solicite uma cotação gratuita

Por que contratar Seu Seguro Ideal?

Atendimento Humano

Aqui você com gente de verdade

Customize

Contrate seu seguro ideal

Compare

Trabalhamos com mais de 15 seguradoras

Agilidade

Cote online e seja atendido com rapidez